Olá Amigos!
Como vocês sabem, estou me preparando para retornar ao meu trabalho depois de uma pausa extremamente necessária para descanso da alma. Estou em um momento muito especial, curtindo minha terceira maternidade, agora de um menino; momento em que eu me permiti parar com tudo e apenas ser, viver a plenitude do momento presente, não planejar nada para além de 2 dias, não esperar nada do futuro, apenas ser e se doar e amar. Para mim essa sensação é um milagre, algo que me preenche e que me coloca em um estado de gratidão profunda para com a vida.
Mas ainda optando por me colocar à parte das expectativas da vida e apenas seguir o fluxo (se estiver pensando em fazer isso, siga seu coração, experimente e não irá se arrepender!), estou atenta às experiências que ocorrem ao meu redor e não posso fugir delas.
Uma das coisas que me tem saltado aos olhos é a percepção de como o ego sempre influencia e muito a maioria das situações que se apresentam em nossas vidas criando desarmonia na maioria das vezes. E o que seria a influencia do ego ao invés da escolha da alma para conduzir as situações? Como podemos identificar a presença de um e de outro? Enumerei algumas características do ego e fiz o mesmo com as da alma para que possamos entender um pouco sobre estas duas partes de nosso ser de forma a ficarmos conscientes sobre como ambos atuam. Ao final vocês podem escolher entre utilizar um e outro e verificarem vocês mesmos os seus efeitos na vida.
EGO X ALMA
1) O ponto de vista do EGO é sempre EGOÍSTA. O ego só pensa nele próprio, ele não leva em consideração o ponto de vista do outro, mas o exclui, pois somente ele é quem importa. A ALMA é sempre ALTRUÍSTA, sendo assim, sempre leva os motivos do outro em consideração; a alma jamais irá prejudicar uma pessoa ou querer levar vantagem sobre ela, mas ajudá-la na sua evolução sempre que possível.
2) O EGO é COMPETITIVO. Ele quer ser sempre o melhor: O mais bonito, o mais inteligente, o mais amado, o mais elogiado, o mais importante, mais bem-sucedido... Ninguém pode estar acima do ego, somente abaixo, e é dessa forma que ele vê os outros. Já a ALMA é INCLUSIVA por natureza, e se ela busca o melhor para si mesma, não é por isso que deixará de desejar o mesmo para o outro. A felicidade da alma é ver o seu semelhante bem da mesma forma que ela.
3) O EGO é passível de MÁS INTENÇÕES. Ele não hesitará em desbancar aquele que considera seu inimigo em potencial; poderá ser capaz das armações as mais vis para alcançar seu objetivo de derrotá-lo. A ALMA é PURA em suas INTENÇÕES. Apesar de passível de erros, ela não age de forma a racionalizar e premeditar um mal a ser feito, por isso as intenções da alma são sempre positivas e livres de más intenções. Honestidade é uma característica própria da alma.
4) O EGO é RANCOROSO. A ALMA sempre PERDOA. Como não permite ser contrariado, se isso acontece, o ego pode sentir-se ofendido e rancoroso em relação a quem lhe causou a ofensa, guardando-a e remoendo-a e até mesmo vingando-se do seu algoz. A Alma jamais guarda rancor. Apesar de poder sentir-se ofendida e magoada, a alma sempre perdoará o ofensor já que tem uma enorme capacidade de compreensão dos motivos do outro e das suas limitações.
5) O EGO é passível de MENTIRA. A ALMA é uma BUSCADORA da VERDADE por excelência, por isso sempre usará da franqueza e da sinceridade em todas as suas relações. O ego não hesitará em enganar para negar sua responsabilidade perante os fatos ou levar vantagens sobre os objetos de seus desejos.
6) O EGO é CORRUTÍVEL. A palavra ética é dissonante quando o ego encontra uma forma de realizar suas ambições, geralmente ligadas a poder, sexo e dinheiro; como ele somente quer satisfação de seus desejos, fará de tudo para que eles sejam realizados, ainda que de uma forma um tanto ao quanto imprópria. A ALMA é ICORRUPTÍVEL. Ela também tem vontade de evoluir, prosperar, ter sucesso em seus empreendimentos e ter relacionamenos satisfatórios e felizes, mas nunca irá passar por cima de seus valores e de sua ética para vê-los satisfeitos. Ela preferirá um momento mais oportuno quando sentir que as sementes não podem ser ainda plantadas ou os frutos colhidos. Ela esperará por uma melhor ocasião, pois preferirá colocar a cabeça em seu travesseiro e dormir um sono tranquilo em sua consciência.
7) A ALMA é CORAÇÃO. Ela sempre "pensará" com o coração. Conectada que é com seus sentimentos e valores, não deixará de utilizar este poderoso sensor para se direcionar nos caminhos da vida, para poder tomar as decisões mais cabíveis de forma a manter o seu próprio equilíbrio. O EGO evita usar o coração, geralmente ele usa a RAZÃO para tomar as suas atitudes; sendo assim, encontrará sempre um motivo razoável (e egoísta claro) para justificar as suas ações, ainda que prejudiquem alguém, além dele mesmo.
8) A ALMA age com CONSCIÊNCIA. A INTENCIONALIDADE de suas ações será sempre muito bem pesada, a AÇÃO será sempre RESPONSÁVEL medindo-se os prós e contras em relação ao que as suas ações podem acarretar, não somente para si, mas também para o seu semelhante. O EGO geralmente age de forma INCONSCIENTE, movido pelas suas próprias projeções que vê refletidas nos outros e pela força das ilusões.
9) Não é à toa que o EGO é muito mais SUSCETÍVEL AO SOFRIMENTO do que a alma, pois agindo de forma inconsciente, ele também cria carma que irá atingi-lo de forma inexorável, levando-o ao crescimento. A ALMA, uma vez ancorada, aprenderá a não mais sofrer, apesar de poder sentir DOR, porque AGE POSITIVAMENTE e porque as suas ESCOLHAS são DESAPEGADAS dos desejos do ego.
10) O EGO é JULGADOR. Como para ele é difícil ter consciência de suas imperfeições, ele se acha no direito de julgar as atitudes dos outros e acredita que seu julgamento está correto segundo seu estreito e limitado conhecimento dos fatos. A ALMA NUNCA JULGA. Ainda que possa ter seu próprio juízo a respeito dos fatos que lhes cercam, a alma não julga pois compreende que cada ser se determina pelo seu particular estado de consciência e não há como exigir correção de quem ainda não tem compreensão sobre si mesmo e de sua própria responsabilidade na vida . A ALMA também não se julga, mas se aceita e se perdoa da mesma forma que faz com seu semelhante; se ela erra, se auto-avaliará, e procurará não fazê-lo mais. O EGO sente-se culpado, pois da mesma forma que julga e condena os outros, faz isso a si mesmo.
Namasté!
Daniele Alvim
Daniele Alvim